Uma nova corrida espacial está acontecendo entre empresas de tecnologia, tendo a SpaceX, de Elon Musk, e a Amazon, de Jeff Bezos, como protagonistas. As companhias competem para colocar satélites em órbitas baixas com o intuito de fornecer internet para toda a Terra, inclusive em lugares remotos. Embora o objetivo seja notável, considerando as 3 bilhões de pessoas no mundo que não têm acesso à internet, o nível de dificuldade parece ser alto.
Ser um provedor de internet não é fácil, principalmente por causa do custo, visto que além dos satélites no espaço é preciso ter estações de conexão na Terra. Outro fator de impedimento diz respeito ao lixo espacial que grupos de satélites na órbita podem gerar. Colisões entre os dispositivos podem acontecer, o que tornaria a órbita inutilizável. Com isso, não veremos tão cedo a tecnologia funcionando. Alguns dizem que poderia demorar até três anos para que o primeiro experimento desse certo.
Os satélites que empresas como a Amazon e SpaceX querem lançar são menores e mais baratos que os já existentes no espaço. Além disso, eles também ficariam muito mais perto e tornariam o tempo de resposta da conexão mais rápido.