Um vídeo da SpaceX exibe o exato momento em que o cone do nariz do Falcon Heavy se desprende do foguete para fazer sua jornada rumo à Terra. A peça será reutilizada no Falcon 9, que tem lançamento marcado para a próxima segunda-feira (11) e carregará um pacote de 60 satélites Starlink.

 

A SpaceX está aumentando ainda mais seus esforços para reutilizar peças de foguetes. Esta carenagem que voará novamente com o Falcon 9 foi usada na missão Arabsat-6A do Falcon Heavy, por exemplo. A peça tem a função de proteger a espaçonave durante o lançamento, enquanto o foguete está explodindo na atmosfera.

O vídeo divulgado pela companhia mostra a vista de metade da carenagem acima da Terra, assim que ela se separa do satélite Arabsat-6A. Conforme a espaçonave se afasta, a câmera da carenagem mostra a Terra brilhando à distância. A peça gira suavemente e oferece ao espectador uma visão do Sol, da escuridão do espaço e da Terra mais uma vez.

Durante o lançamento do Arabsat-6A, as duas metades da carenagem caíram com segurança no oceano e foram recuperadas. A SpaceX trabalha há anos para que o seu foguete Falcon 9 também seja capaz de aterrissar, sem nenhum dano, em um navio drone no Oceano Atlântico. Outro foguete, o Falcon Heavy, foi projetado para ter um núcleo reutilizável e dois propulsores reutilizáveis.

Você pode assistir ao lançamento do Falcon 9 ao vivo no canal da SpaceX no YouTube. A janela de lançamento de 11 minutos está programada para abrir no dia 11 de novembro às 11h51, horário de Brasília.

Fonte: Space.com