Nasa testa motor que poderá salvar astronautas em viagem à Lua

Motor é parte do sistema de escape da cápsula Orion, e responsável por afastar os astronautas do foguete no caso de falha no lançamento
Rafael Rigues27/02/2020 11h54

20190314112012

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Nasa e a Northrop Grumann testaram nesta semana um componente chave da cápsula Orion, que irá levar astronautas à Lua durante as missões do programa espacial Artemis.

O Motor de Controle de Atitude (ACM – Attitude Control Motor) é usado para orientar a cápsula caso seja necessário abortar a missão por uma falha no lançamento, colocando os astronautas a uma distância segura do foguete.

“Durante o teste, oito válvulas de alta pressão direcionaram mais de 3.000 kg de empuxo, gerados por um motor de foguete com combustível sólido, em várias direções enquanto disparavam em condições congelantes, fornecendo força suficiente para orientar a Orion e sua tripulação para uma aterrissagem segura”, disse a Nasa.

No total, o sistema de escape da Orion usa três motores, dos quais o ACM é um deles. Todos os três terão de passar por testes e validação antes que possam ser usados em uma missão tripulada à Lua, programada para 2024.

Fonte: CNet

Colunista

Rafael Rigues é colunista no Olhar Digital