A fabricante de câmeras fotográficas Canon vai enviar o microssatélite CE-SAT-IB ao espaço neste sábado (4). O equipamento conta com hardware baseado na câmera EOS 5D Mark III e será destinado à captura de imagens em alta resolução da Terra, a uma altitude de 640 quilômetros.

Para chegar à órbita, O CE-SAT-IB viajará a bordo de um foguete Electron, desenvolvido pela empresa norte-americana Rocket Lab. O lançamento faz parte da missão “Pics or It Didn’t Happen”, a quarta mais recente realizada pela Rocket Lab, e conta com a coordenação da Spaceflight. A decolagem ocorre em Ilha Norte, na Nova Zelândia.

O CE-SAT-IB não é o primeiro satélite projetado e enviado ao espaço pela Canon. Em 2017, a empresa obteve sucesso com o lançamento do CE-SAT-l, que dispõe de um sistema óptico equipado com um telescópio Cassegrain com lentes focais de 3720 milímetros e um detector de imagens de 5760 x 3840 pixels, segundo a Nasa.

“Estamos lançando um satélite com maior proporção de desenvolvimento interno de componentes em comparação com o lançamento anterior. A parceria com a Spaceflight nesta missão tem sido muito útil e estamos ansiosos para um lançamento bem sucedido de nossos satélites”, explica Nobutada Sako, executivo do grupo Canon Electronics Satellite Systems Lab.

Reprodução

Foguete Electron. Imagem: Rocket Lab

Segundo a Canon, o lançamento do CE-SAT-IB estava previsto inicialmente para o início deste ano, mas foi adiada em razão da pandemia do novo coronavírus. A companhia ainda planeja lançar outro satélite, o CE-SAT-IIB, ao final de 2020. A missão também ocorrerá a bordo de um foguete Electron e sob coordenação da Spaceflight. O futuro satélite contará com três câmeras de diferentes resoluções e sensibilidades.