Júpiter será o grande destaque no céu na noite desta terça-feira (14). O planeta estará em oposição ao Sol, o que significa que está no ponto de sua trajetória onde aparece mais brilhante para nós. O fenômeno ganhará uma “forcinha” porque Júpiter também está no perigeu, ou seja, o ponto de sua órbita onde ele está mais próximo da Terra.

O planeta pode ser facilmente visto a olho nu. Ele se parece com uma estrela brilhante e surgirá no horizonte, próximo ao Leste, a partir das 18h00 e atinge seu ponto mais alto no céu às 0h18 do dia 15, quando você deve procurá-lo ao sul.

Estas instruções consideram um observador em Brasília, e podem variar um pouco de acordo com sua posição no país. Em São Paulo, por exemplo, o planeta estará visível entre as 18:06 e 06:16, e no ponto máximo no céu estará a noroeste.

Usando o planetário online do site The Sky você pode consultar uma representação do céu em qualquer lugar do planeta, na data e horário que você quiser. Um campo de busca permite procurar por planetas, cometas, estrelas e outros corpos celestes na data especificada.

Como se orientar

Para facilitar a orientação e saber em que direção olhar, é importante identificar os principais pontos cardeais. Para isso, você pode usar um velho truque ou um app em seu celular.

O velho truque é baseado numa frase que você deve ter aprendido na escola: “o sol nasce a leste e se põe a oeste”. Fique em pé e estique os braços, com o direito apontando para o nascente, e o esquerdo para o poente. Então você terá o leste à direita, o norte à frente, o oeste à esquerda e sul atrás de você.

Reprodução

Quanto ao app, existem inúmeras opções. Quem usa um iPhone não precisa de um app extra, basta usar o “Bússola”, que é parte do iOS. Para Android minha recomendação é o “Apenas uma bússola”, da PixelProse SARL, que é bonito, simples, gratuito e, mais importante, sem anúncios.