Falsa transmissão da SpaceX era usada para roubar Bitcoin no YouTube

Sistema de pirâmide prometia retorno de 200% após doação
Redação10/06/2020 12h53, atualizada em 10/06/2020 13h25

20200610095655

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Elon Musk e sua empresa espacial, a SpaceX, têm ganhado cada vez mais popularidade no mundo. Por conta disso, cibercriminosos vêm usando seus nomes para atrair possíveis vítimas para seus golpes. Nas últimas semanas, uma transmissão ao vivo em um canal falso do YouTube com o nome da empresa de Musk disponibilizava um QR code com ofertas enganosas em Bitcoin.

Para atrair as vítimas, um longo feed de mensagens enviadas por bots mostrava frases positivas, como “não posso agradecer o suficiente”. No texto da transmissão, que mostrava imagens da Nasa invertidas, uma promessa de doações da criptomoeda com retorno de 200% convencia quem assistia.

ReproduçãoPromessa era de retorno de 200% de retorno após doação de criptomoeda. Foto: Reprodução

Ao entrar na página da comunidade do canal é possível notar algumas coisas estranhas. Todas as postagens são escritas em cirílico, alfabeto usado em línguas eslavas, como russo, sérvio e ucraniano, e, na mais antiga, uma foto com costelas de churrasco com a legenda “#bbq”.

No momento em que esse texto foi produzido, a transmissão já havia sido derrubada pelo site, com um aviso de que o vídeo foi removido por violar as diretrizes da comunidade do YouTube exibido em seu lugar.

Via: Futurism

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital