Uma missão europeia para lançar um satélite a bordo do foguete Vega, da Arianespace, chegou a um fim prematuro depois de uma falha dois minutos após o lançamento. O problema ocorreu durante a ignição do segundo estágio de lançamento, logo depois que o controle da missão perdeu a comunicação com o dispositivo.

O objetivo era levar o satélite militar Falcon Eye 1 dos Emirados Árabes até a órbita do Centro Espacial da Guiana, na América do Sul. A falha fez que ele colidisse com o Oceano Atlântico e o satélite fosse destruído.

Ainda não se sabe qual foi a causa do problema. Na livestream de lançamento, o vice-presidente executivo de missões da Arianespace, Luce Fabreguettes, disse que uma “grande anomalia” havia ocorrido. Um comunicado no site da empresa informa que “análises de dados estão em andamento para esclarecer as razões da falha” e que uma “comissão de inquérito” será criada nas próximas horas.

A transmissão ao vivo não oferece muitas pistas sobre o que deu errado. Aos 26 minutos de transmissão, é possível notar a ignição do primeiro estágio do foguete chegando ao fim e, logo depois, os dados de telemetria do voo mostram que seu curso passa a ser diferente da rota pretendida.

O Vega é o foguete mais novo da Arianespace e pode lançar cargas de até 1.500Kg em órbita. Ele já fez 14 missões de sucesso desde seu primeiro lançamento, em fevereiro de 2012. Já o satélite Falcon Eye 1 foi construído pela Airbus Defence and Space e já serviu em missões das Forças Armadas dos Emirados Árabes, bem como para fornecer imagens comerciais. Confira o momento da decolagem:

Via: The Verge