As suspeitas de que nosso Sistema Solar possui um nono planeta, que fica ainda mais distante do Sol do que Plutão, acabam de ganhar mais força. O astrônomo Michael Brown, um dos autores do estudo que levantava essa hipótese, anunciou ontem pelo Twitter mais um fato que aponta para essa conclusão.
Hey Planet Nine fans, a new eccentric KBO was discovered. And it is exactly where Planet Nine says it should be. pic.twitter.com/oZn0RDq8JF
— Mike Brown (@plutokiller) 24 de março de 2016
Brown diz ter encontrado mais um objeto do Cinturão de Kuiper excêntrico: que se movimenta de maneira inusitada. A suspeita sobre a existência do nono planeta teve origem por conta de seis objetos desse tipo – seus movimentos estranhos poderiam ser explicados pela presença de um nono planeta. Com essa nova descoberta, a suspeita se torna ainda mais forte.
O novo objeto excênctrico foi descoberto pelo Canada France Hawaii Telescope, que está realizando a pesquisa Outer Solar System Origins Survey (OSSOS). AS informações sobre seu movimento excêntrico foram apresentadas pela astrônoma Michele Bannister, do SETI Institute. A apresentação pode ser vista abaixo:
Ainda segundo Brown, com a nova descoberta, a chance de esse comportamento estranho dos objetos do Cinturão de Kuiper ser uma coincidência estatística cai ainda mais. O nono planeta, caso exista realmente, tem cerca de 10 vezes a massa da Terra, e demora entre 10 mil e 20 mil anos para dar uma volta em torno do Sol.