Após uma semana de criar um ventilador para pacientes com Covid-19, a Nasa recebeu a aguardada aprovação da FDA, agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.
O próximo passo é encontrar um parceiro do setor médico para fabricar o dispositivo. Ele será responsável por licenciar a tecnologia, sem royalties, durante a pandemia.
“Agora que temos um design, estamos trabalhando para passar o bastão para a comunidade médica e, finalmente, para os pacientes, o mais rápido possível”, disse Fred Farina, diretor de inovação e parcerias corporativas do Caltech, Instituto de Tecnologia da Califórnia, que está envolvido no projeto.
Sobre o ventilador
O dispositivo, chamado de VITAL – Ventilator Intervention Technology Accessible Locally (Tencologia de intervenção do ventilador acessível localmente) – foi desenvolvido por engenheiros do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (JPL).
Ele já foi testado, com sucesso, em um “simulador de paciente humano de alta fidelidade” na Escola de Medicina Icahn, em Nova York.
O design do ventilador oferece alguns benefícios importantes. Segundo a Nasa, ele é mais fácil de montar e manter que o modelo tradicional, pois há muito menos peças. Além disso, pode ser modificado para uso em hospitais de campanha.
“Este ventilador é um dos inúmeros exemplos de como os investimentos dos contribuintes na exploração espacial, habilidades e conhecimentos, se traduzem em avanços que melhoram a vida na Terra”, concluiu o administrador da Nasa, Jim Bridenstine.
Via: Engadget