Um dos voos espaciais mais conhecidos da história foi um em que quase tudo deu errado. Uma explosão no módulo de serviço da Apollo 13 colocou em risco a vida de seus tripulantes. Os astronautas Jim Lovell, John Swigert e Fred Haise estavam a caminho da terceira missão norte-americana que iria pousar na Lua e, apesar de todas as probabilidades, foram capazes de manter a nave funcionando até pousarem em segurança na Terra.

Era abril de 1970, e para comemorar os 50 anos da missão, o filme “Apollo 13” (1995), dirigido por Ron Howard e protagonizado por Tom Hanks, retornará aos cinemas dos Estados Unidos nos dias 5, 6 e 8 de abril. Se você quiser fazer sua própria sessão comemorativa, o filme está disponível para alugar/comprar nas lojas da Google Play, Claro Vídeo e iTunes.

“Apollo 13” é um filme notável pela extensão em que o elenco e a equipe foram para recriar com precisão a missão. Enquanto alguns elementos – como a frase “Houston, temos um problema” ou brigas entre os membros da equipe – foram modificados ou inventados, a maioria do filme é historicamente precisa. Várias filmagens foram filmadas a bordo de uma aeronave especial para recriar os efeitos da gravidade reduzida.

A Nasa planeja retornar à Lua a partir de 2024. Embora a tecnologia aeroespacial tenha avançado ao longo das décadas, voar para a Lua continua sendo uma viagem arriscada. Os astronautas certamente poderão ter que enfrentar os perigos do combustível de foguete explosivo, o vácuo frio do espaço e falhas na tecnologia usada a bordo de suas naves espaciais.

Via: Endgadget