Chuva de meteoros poderá ser vista a olho nu no Brasil nesta madrugada

Evento é resultado de detritos do cometa Swift-Tuttle penetrando na atmosfera terrestre
Renato Santino12/08/2019 21h53

20190812065635-1752x1080

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Interessados em astronomia na região Norte e Nordeste do Brasil podem se preparar para passar esta madrugada em claro. Isso porque está prevista uma chuva de meteoros que poderá ser vista a olho nu por moradores dessas regiões.

O evento acontecerá por volta das 3h30 da madrugada do dia 12 para o dia 13 de agosto. O efeito é conhecido como Perseidas, resultado de pedaços do cometa Swift-Tuttle penetrando na atmosfera. Isso costuma acontecer todos os anos, justamente nesta época.

Como o nome indica, a chuva de meteoros poderá ser observada se você procurar pela constelação de Perseu nos céus. Isso pode não ser muito fácil para uma pessoa leiga, mas felizmente existem aplicativos como o SkyMap que ajudam a localizar constelações. Também é recomendável ter em mãos um equipamento como um binóculo ou, se possível, um telescópio, para observar o céu de forma mais eficiente.

O blog da NASA aponta que, nos momentos de pico, é possível observar entre 15 e 20 meteoros por hora rasgando o céu. Quem não tiver condições de sair de casa nesta madrugada, mas ainda assim quiser conferir as Perseidas, é possível acompanhar transmissões ao vivo pela internet. A partir das 22h, por exemplo, o canal Slooh exibirá imagens do céu para quem estiver interessado.

Renato Santino é editor(a) no Olhar Digital