Chuva de meteoros Perseidas chega ao seu auge; confira imagens

A passagem do cometa Swift-Tuttle garante um show de estrelas cadentes todos os anos; o fenômeno segue até o dia 24 de agosto, porém com intensidade menor
Renato Mota12/08/2020 21h11

20200812062116

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A chuva de meteoros Perseidas está chegando ao seu auge nesta quarta-feira (12), com observadores reportando mais de 50 estrelas cadentes por hora. O fenômeno, que se repete anualmente quando a Terra atravessa restos do cometa Swift-Tuttle, será visível após as 2h30 de cada madrugada, quando o ponto radiante se elevar acima do horizonte na direção leste.

O espetáculo permanecerá ativo até o amanhecer, por volta das 6h, quando o radiante atinge o ponto mais alto no céu. Se as nuvens atrapalharem, não se preocupe: a chuva dos meteoros Perseidas vai ocorrer até 24 de agosto, embora com intensidade menor a cada noite.

É um espetáculo fácil de observar e que pode ser visto a olho nu. Infelizmente, a Lua pode atrapalhar um pouco: embora em quarto minguante, durante o pico dos Perseidas ela ainda estará 50% iluminada.

O site Spaceweather.com vem reunindo imagens das Perseidas feitas por entusiastas da fotografia astronômica em todo mundo desde o início do mês. Separamos aqui algumas dos melhores registros da chuva de meteoros deste ano.

Para localizar a constelação Perseus no céu, você pode usar um app como o SkySafari (grátis para Android e iOS). Ele permite buscar por objetos (como planetas, estrelas, cometas, constelações, satélites, etc) pelo nome e tem um modo que indica exatamente para onde apontar o smartphone para vê-los.

Editor(a)

Renato Mota é editor(a) no Olhar Digital