Surge, finalmente, uma visão mais abrangente sobre Titã, a maior lua de Saturno. Uma equipe de astrônomos criou o primeiro “mapa global” de Titã; para isso, foram utilizados mais de 100 sobrevoos da sonda Cassini para unir medições de imagens e radares feitas do satélite de Saturno. A visão revela uma paisagem quase tão diversa quanto à da Terra.

Apenas dois terços da superfície são dominados por planícies, mas 17% dela são cobertas por dunas. Outros 14% da superfície são compostos por montanhas, enquanto 1,5% possui um terreno moldado pela erosão. Apenas 1,5% da superfície de Titã é coberto por lagos de metano, e a falta de crateras de impacto sugere que a superfície é mais jovem do que o de outros componentes do Sistema Solar.

O mapa deve ajudar os pesquisadores a abordar alguns dos mistérios de Titã, como suas mudanças sazonais e por que certas características estão localizadas onde estão. Além disso, o mapa poderia fornecer informações vitais para a missão Dragonfly, quando a Nasa pretende lançar um drone sob a superfície de Titã, em 2034. A equipe pode ter uma noção melhor de onde enviar a sonda e, principalmente, onde pousar e o que esperar.

Via: Engadget