A Nasa recebeu essa semana sua primeira aeronave totalmente elétrica. Batizada de X-57 Maxwell, ela foi entregue ao Centro de Pesquisas em Vôo Neil A. Armstrong, onde será submetida a testes em solo e de voo. O programa ‘X’ da NASA visa testar a viabilidade de novas tecnologias de voo e definir padrões, boas práticas de design e planos de certificação em conjunto com a indústria aeronáutica. O X-57 Maxwell é uma versão modificada do bimotor italiano Tecnam P2006T. A asa foi substituída por um modelo mais estreito, equipado com 14 motores elétricos; sendo 12 motores menores, usados para auxiliar na decolagem, e dois motores maiores, nas pontas da asa, usados durante o voo de cruzeiro. A expectativa dos projetistas é de reduzir em até 5 vezes a energia necessária para o voo a 282 Km/h, velocidade de cruzeiro da aeronave. Além disso, ela teria um custo operacional 30% menor do que um modelo tradicional, e produziria menos ruído. O alcance é de 160 Km, com autonomia de voo de cerca de uma hora.
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