NASA irá pagar US$ 1,5 milhão para quem desenvolver novo robô espacial

Redação04/07/2016 15h24, atualizada em 04/07/2016 15h31

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Em junho, a NASA convidou um grupo de 20 robôs e seus fabricantes para Massachusetts, nos Estados Unidos, para competir por uma chance de ganhar até US $ 1,5 milhão.

O objetivo do Sample Return Robot Challenge é encontrar um novo Rover – veículo robotizado equipado com diversos instrumentos modernos para exploração de outros planetas. O desafio irá simular as tarefas de recuperação de objetos e habilidades dos robôs que operam longe da Terra.

A NASA mantém a competição para conseguir ideias para os Rovers, mas afirma que ainda não incorporou nada dos desafios anteriores nos modelos originais. Por outro lado, os participantes aproveitam a experiência que ganharam para começar suas próprias empresas.

Ao longo de três dias as equipes precisam enviar seus robôs para a área de testes. Na primeira etapa do processo, o robô precisa se mover em um terreno desconhecido e recolher os objetos cuidadosamente. Além disso, como o veículo seria usado na Lua ou em Marte, não é possível utilizar nenhum sensor que dependa de satélites e do campo magnético da Terra, como bússolas e GPS. A tarefa precisa ser finalizada em 30 minutos.

A segunda etapa é para testar as habilidades de recolhimento de amostras do robô: entre elas varrer a amostra para uma caixa e usar um mecanismo de garra para pegar o objeto. Além disso, na etapa seguinte, os participantes sabem o tamanho e peso dos objetos, mas não tem como passar as informações para seus robôs.

Já a última etapa é para encontrar os objetos e retornar a base. Essa atividade é mais difícil do que parece, pois, a localização não é determinada previamente e os robôs não contam com GPS.

Cinco equipes já passaram por essas etapas e voltam a se reunir em setembro, onde as invenções deverão recolher os objetos muito mais rápido e com uma maior dificuldade de identificação.

Via Bloomberg

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital