NASA foi hackeada porque havia um Raspberry Pi conectado à rede

Os hackers conseguiram informações importantes sobre viagens para Marte e dados confidenciais de comunicação entre espaçonaves
Redação24/06/2019 16h50, atualizada em 24/06/2019 18h30

20190624094858

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um relatório divulgado pelo Escritório do Inspetor Geral da Nasa informa que a agência aeroespacial foi vítima de um ataque hacker que roubou informações sobre viagens a Marte e outros dados importantes. Não é a primeira vez que um orgão dos EUA é vítima de um ciberataque, mas esse se destaca por ter sido causado por um Raspberry Pi conectado sem autorização no Jet Propulsion Laboratory (JPL).

Normalmente, isso acontece a partir de links que levam a conexões não seguras e enfraquecem o sistema. Nesse caso, porém, os hackers conseguiram acesso a dados confidenciais, como a Deep Space Network — a rede de antenas que a Nasa tem ao redor do mundo para se comunicar com suas espaçonaves e as de outras agências.

A exposição desses dados fez que as equipes de segurança da Estação Espacial Internacional (ISS) e da Orion, o Multi Purpose Transfer Vehicle, optassem por se desconectar da rede. Como problema adicional, o relatório menciona que os investigadores descobriram que algumas das falhas de segurança relatadas no JPL há mais de seis meses ainda não haviam sido resolvidas, o que indica que as recomendações não estão sendo seguidas.

Via: Genbeta

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital