A Microsoft e a NASA criaram, em parceria, uma experiência que permite que usuários do HoloLens explorem virtualmente o terreno do planeta vermelho. Chamada de “Destination: Mars”, a exposição interativa ficará no complexo de visitantes do Kennedy Space Center, na Flórida, e estreará no terceiro trimestre desse ano.
“Destination: Mars” dará aos visitantes a oportunidade de visitar, em realidade aumentada, locais reais de Marte onde a sonda Curiosity Mars Rover fez importantes descobertas. A experiência trará como guias virtuais a ‘motorista’ da River, Erisa Hines, e Buzz Aldrin, o segundo homem a pisar na Lua.
A exibição pode ser criada utilizando a tecnologia OnSight, criada também em parceria entre a NASA e a Microsoft, que permite que cientistas usem os dispositivos HoloLens da empresa para “trabalhar em Marte” mesmo estando na Terra. Os usuários podem interagir com simulações 3D de Marte, geradas a partir de imagens captadas pela Curiosity.
A ideia da nova exposição é permitir que outras pessoas, além de cientistas, possam utilizar essa tecnologia para conhecer o planeta vermelho, e gerar mais interesse por ciência, astronomia e exploração espacial. Um vídeo que ilustra como a novidade deve funcionar pode ser visto abaixo: