Antes do lançamento do foguete experimental da SpaceX nesta segunda-feira (26), a polícia alertou os moradores da região a deixarem suas casas perto da hora do lançamento, porque as janelas poderiam se quebrar, de acordo com o veículo Brownsville Herald.
Esses moradores vivem em Boca Chica Village, no Texas, que fica a menos de 3 km de um local de lançamento operado pela SpaceX, perto da fronteira EUA-México, ao longo da costa do Golfo. O teste do chamado “Starhopper” – um protótipo de um ônibus espacial reutilizável destinado ao transporte humano chamado Starship – pode criar uma “onda de pressão” capaz de quebrar vidros de construções próximas.
Sheriff Deputy just hand delivered this notice to me. I guess we will be outside watching the hop. 😅🤠🔥🚀🔥@NASASpaceflight pic.twitter.com/5AJ8XZGdzd
— Mary (@BocaChicaGal) August 24, 2019
Comentários postados sob o artigo de Brownsville Herald incluem: “Não parece bom para mim que eles tenham que evacuar suas casas porque a Space X está testando” e “Eu acho que a SpaceX deve estar preparada para pagar pelas substituições de janelas”.
O aviso diz que “é recomendado que você considere desocupar o imóvel temporariamente, levando outros ocupantes e animais de estimação, durante as Atividades de Voo Espacial”.
Em julho, a SpaceX testou o Starhopper pela primeira vez. Os restos flamejantes dessa operação levaram a incêndios que se espalharam por cerca de 400.000 m².
As advertências feitas pela polícia aconselham os moradores a, no mínimo, saírem de suas casas quando ouvirem as sirenes de lançamento, por volta das 16h do horário local. A polícia local também anunciou planos de fechamento da única rodovia disponível para os moradores próximos e de uma praia local.
Via: QZ