Masten contrata a SpaceX para fazer o lançamento do seu módulo lunar

A Masten Mission One faz parte do contrato de serviço de carga comercial feito pela Nasa para o programa Artemis, que levará a primeira mulher e o próximo homem à Lua em 2024
Renato Mota28/08/2020 15h41

20200828125159-1920x1080

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A SpaceX foi a empresa escolhida pela Masten Space Systems para fazer o lançamento da Masten Mission One (MM1), missão que levará nove experimentos patrocinados pela Nasa, além de cargas comerciais, para o polo sul da Lua em 2022. A missão faz parte do programa Artemis da agência espacial norte-americana.

A Masten contratou a SpaceX para lançar o módulo de aterrissagem XL-1, capaz de suportar uma carga útil de 100 kg na superfície lunar. O XL-1 foi construído para lançamento como carga útil secundária no foguete Falcon 9 da SpaceX, mas também é compatível com o Atlas V ou Delta IV.

As cargas úteis, que incluem instrumentos para avaliar a composição da superfície lunar, testar tecnologias de pouso de precisão e avaliar a radiação na Lua, estão sendo entregues sob a iniciativa Commercial Lunar Payload Services (CLPS). O módulo também carregará um pequeno veículo espacial que procurará sinais de água na região.

A MM1 compõe a segunda parte do CLPS – outros dois contratos foram feitos com a Intuitive Machines (que também contratou a SpaceX para lidar com o lançamento) e Astrobotic (que contratou a United Launch Alliance). As primeiras missões serão lançadas em 2021.

Esses carregamentos fazem parte dos preparativos do programa Artemis, no qual a Nasa levará a primeira mulher e o próximo homem à Lua em 2024. “Iremos para a Lua com toda a América”, afirmou o administrador da Nasa, Jim Bridenstine. “A indústria comercial é crítica para tornar nossa visão da exploração lunar uma realidade. Essas entregas CLPS estão na vanguarda do nosso trabalho para fazer ciência e apoiar a exploração humana da Lua”, completou.

O contrato de US$ 75,9 milhões inclui serviços ponta a ponta para a entrega dos instrumentos, incluindo integração de carga útil, lançamento da Terra, pouso na superfície da Lua e operação por pelo menos 12 dias.

Via: Space.com

Editor(a)

Renato Mota é editor(a) no Olhar Digital