Astrônomos irlandeses imaginam ter encontrado um irmão gêmeo da Lua. É um asteroide que orbita Marte e que tem um modo de refletir que faz os cientistas acreditarem que ele pode falar muito sobre a história do Sistema Solar.
A descoberta foi possível graças ao reflexo do asteroide em relação ao Sol. A partir das observações, foi possível concluir que o espectro desse corpo celeste parece ser quase um sinal de morte para partes da Lua que têm leito rochoso exposto, como o interior de crateras e montanhas.
Segundo o astroquímico Galin Borisov, há suspeitas de que as origens do asteroide estejam em algum lugar distante de Marte. E ele representaria um fragmento de relíquia da crosta sólida original da Lua. Se essa teoria estiver certa, a grande indagação é como o irmão gêmeo da Lua foi parar na órbita do planeta vermelho.
Outra hipótese é que o asteroide represente um fragmento de Marte cortado por um impacto. Esse incidente seria decorrente de intemperismo de radiação solar e, por isso, o corpo celeste seria parecido com a Lua.