O planeta Terra tem 70% de sua superfície coberta por água. Sua origem, porém, ainda é incerta. Agora, um novo estudo francês publicado na revista “Science” pode ter identificado qual rocha espacial foi responsável por trazer a água para cá.
A pesquisa contraria as teorias atuais e afirma que a água está presente na Terra desde a sua formação. A equipe de pesquisa, liderada pela cosmoquímica Laurette Piani, encontrou um grupo de meteoritos do tipo condritos enstatites. Eles têm uma combinação química muito próxima das rochas terrestres, o que indica que eram os blocos de construção da Terra e de outros planetas.
As rochas se formaram muito próximo ao Sol e, por isso, acreditava-se que elas eram muito secas para serem responsáveis pelos reservatórios de água na Terra. Com espectrometria de massa foi possível medir o conteúdo de hidrogênio em 13 condritos enstatites.
Laurette e sua equipe do Centro Recherches Petrographiques et Geochimiques descobriram que as rochas continham hidrogênio suficiente para fornecer à Terra pelo menos três vezes a massa de água dos oceanos.
A pesquisadora acrescenta que a pesquisa não exclui a adição posterior de água por outras fontes, mas indica que os condritos enstatites contribuíram significativamente para a quantidade de água da Terra no momento em que o planeta se formou. Saiba mais em nosso site, www.dev.olhardigital.com.br.