Estados Unidos e Rússia se unem para criar base na órbita da Lua

Renato Santino27/09/2017 23h05, atualizada em 27/09/2017 23h10

20170927201346

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Agora é oficial: Rússia e Estados Unidos anunciaram uma parceria que deve dar origem a uma base lunar por meio da cooperação entre as agências espaciais NASA e Roscosmos. O comunicado oficial diz que os dois países compartilham uma “visão comum para a exploração do espaço”.

As duas agências vão trabalhar em conjunto para construir a Deep Space Gateway, uma estação que ficará localizada na órbita da Lua. Outros países também estariam estudando se juntar à parceria para a base lunar.

Vai demorar um pouco para que as coisas comecem a sair do papel, no entanto. O comunicado da NASA menciona apenas que a construção deve começar apenas na próxima década. Os primeiros módulos da estação devem estar prontos em 2022, e o primeiro lançamento está programado para acontecer em 2024.

O comunicado da NASA afirma que a cooperação entre os dois países deverá dar origem a um espaçoporto que servirá “como um portal para a superfície lunar e o espaço profundo”. Assim como a Estação Espacial Internacional, a ideia é que o projeto seja acessível para astronautas de vários países.

A ideia do Deep Space Gateway é servir como um entreposto para viagens a Marte. A NASA já tem falado abertamente em seus planos para levar humanos ao planeta vermelho em 2030, possivelmente até mesmo estabelecer colônia, e o projeto pode ser um facilitador. Outras empresas privadas também já estudam essa possibilidade, sendo a SpaceX do bilionário Elon Musk um dos principais nomes na busca pela colonização marciana.

Renato Santino é editor(a) no Olhar Digital