Estação Espacial Internacional ganha drone

Redação18/07/2017 14h42, atualizada em 18/07/2017 14h50

20170718114351

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional têm um novo companheiro robótico. A Japan Aerospace Exploration Agency (Jaxa) divulgou imagens do “Int-Ball”, uma câmera esférica que flutua ao redor da tripulação.

O drone lembra a cabeça do robô Eva, do desenho “Wall-E”, o que deixa o dispositivo com uma aparência bem mais agradável do que os drones que estamos acostumados a ver.

O Int-Ball é capaz de se mover de forma autônoma, assim como pode ser controlado de forma remota através de operadores na Terra. As imagens capturadas pelo drone são transferidas em tempo real, permitindo que a equipe da Jaxa avalie rapidamente problemas e ofereça soluções possíveis aos astronautas.

O objetivo do dispositivo é tornar os astronautas mais eficientes, sendo que os membros da equipe gastam 10% do tempo de trabalho com uma câmera na mão, fotografando o que está sendo feito para passar para a equipe em solo. Um drone de câmera flutuante poderia, em teoria, aliviar a equipe dessa responsabilidade, dando-lhe mais tempo para realizar experimentos e reparos.

O Int-Ball foi entregue à Estação Espacial Internacional em 4 de junho, através do foguete SpaceX Falcon 9, e agora vive dentro do módulo de ciência “Kibo” da estação.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital