Elon Musk revela protótipo pronto da Starship

CEO da SpaceX afirmou que está "apaixonado pelo aço" e que ele foi "a melhor decisão de design que tomamos"
Redação30/09/2019 12h26, atualizada em 30/09/2019 13h55

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Elon Musk subiu ao palco das instalações da SpaceX, na noite de sábado (28), no Texas, para apresentar o design da Starship, sua nave que promete transportar pessoas para Marte . O protótipo do veículo pairava atrás do CEO enquanto ele disacursava e as luzes reluziam na gigantesca carcaça de aço, uma escolha diferente de material para uma espaçonave.

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Foto: Trevor Mahlmann / Ars Technica

Musk disse que apesar do peso extra que o aço inoxidável oferece em comparação a outros materiais, como fibras de carbono ou alumínio, ele foi “de longe a melhor decisão de design que tomamos”. Como justificativa, ele citou a resistência do material e seu preço.

Em temperaturas extremamente baixas, o aço não fica quebradiço, e em temperaturas muito altas geralmente atingidas na reentrada atmosférica – ele não derrete, pois possui um ponto de fusão de 1.500°C. Assim, a Starship precisa apenas de um escudo fino de ladrilhos térmicos.

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Foto: Trevor Mahlmann / Ars Technica 

Além disso, outra vantagem do aço é o custo-benefício, muito importante para uma empresa de atuação própria como a SpaceX. Musk disse que o material de fibra de carbono custa cerca de US$ 130 mil a tonelada, enquanto isso, a mesma quantidade de aço inoxidável é vendida por US$ 2.500.

“O aço é fácil de soldar e resistente às intempéries”, acrescentou Musk. “A realidade é que soldamos isso ao ar livre, sem uma fábrica. Honestamente, estou apaixonado pelo aço”.

A Starship em exibição foi chamada de modelo “Mk 1”. Em breve, ela poderá ser testada nas instalações da SpaceX. Simultaneamente, a empresa constrói um segundo protótipo, o Mk 2, em Cocoa, Flórida. Ela também começará a trabalhar em uma terceira versão no Texas no final deste ano, e assim por diante.

Cada design seguirá o anterior, porém os cientistas tentarão cortar o excesso de peso da Starship até atingir 110 toneladas. A ideia é deixar a nave mais leve, para que seja possível maximizar sua elevação.

Via: Ars Technica

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital