Marte é conhecido por ser um mundo árido e desértico. Mas isso parece estar mudando aos poucos. Segundo o MIT Technology Review, uma equipe de cientistas italianos encontrou três novos lagos subterrâneos próximo ao polo sul do planeta. Com a descoberta, o número de reservatórios de água líquida em Marte sobe para quatro.

A mesma equipe de pesquisadores já havia encontrado o primeiro lago subterrâneo do planeta há dois anos. A nova descoberta, que foi publicada esta semana na revista Nature Astronomy, foi feita após uma análise de dados coletados por um radar que orbita o planeta vermelho. O equipamento é financiado pela Nasa e pela Agência Espacial Italiana.

Mas para os futuros habitantes de Marte a descoberta pode não ser tão boa. Segundo os pesquisadores, os reservatórios encontrados são enormes salmouras. Caso contrário, teriam congelado, e formado enormes blocos de gelo. Por conta disso, a água não deve ser ingerida, a menos que passe por um processo de dessalinização. Apesar disso, esses grandes reservatórios podem ser um ponto de partida excelente para busca por vida extraterrestre.