Com mais de 1,5 tonelada de carga, a cápsula Dragon, da SpaceX, deixará a Estação Espacial Internacional nesta terça (07), por volta das 10h12 (Horário de Brasília) em sua jornada de volta à Terra. A Nasa fará uma transmissão ao vivo da desacoplagem da espaçonave em seu site e canal no YouTube, a partir das 9h45.
A Dragon foi lançada no foguete Falcon 9 da SpaceX no último dia 6 de março, do Space Launch Complex 40, na Estação da Força Aérea em Cabo Canaveral, na Flórida, e chegou à estação espacial três dias depois. O engenheiro de voo da Nasa Andrew Morgan supervisionará a operação a partir de Houston, que será conduzida por robôs na ISS.
O controle da missão emitirá o comando de desacoplagem às 9:52 para liberar a Dragon usando o braço robótico Canadarm2 da estação. A cápsula então disparará seus propulsores para se mover a uma distância segura e, em seguida, executará uma aceleração para sair da órbita terrestre enquanto cai de paraquedas.
A espaçonave está prevista para pousar no Oceano Pacífico por volta das 15h40, trazendo de volta ratos vivos, células vegetais e outras amostras biológicas para análise na Terra. A Dragon também retorna com o equipamento da estação, incluindo componentes de traje espacial para manutenção e inspeção.
Enquanto uns saem, outros chegam. Nesta segunda (6) um foguete russo foi colocado em sua plataforma de lançamento enquanto uma nova tripulação se prepara para a decolagem para a Estação Espacial Internacional.
A Soyuz MS-16 já está em posição no Cazaquistão para o lançamento desta quinta-feira (9), às 10h05, levando o astronauta da Nasa Chris Cassidy e os cosmonautas da Roscosmos, Anatoly Ivanishin e Ivan Vagner. O novo trio irá atracar na porta traseira do módulo de serviço Zvezda para iniciar uma missão de 195 dias. A NASA TV transmitirá as atividades de lançamento e ancoragem ao vivo a partir das 9h.
Via: Nasa