Programado para esta madrugada, o lançamento do foguete Delta IV Heavy da United Launch Alliance (ULA) acabou remarcado para o próximo sábado (29) devido a um problema crítico com um sistema de controle pneumático de solo. Porém, nesta semana, o foguete – que levará o satélite espião NROL-44 do Escritório Nacional de Reconhecimento dos Estados Unidos – cumpriu uma função para o qual não foi desenhado: serviu como cenário para uma apresentação especial.
O Delta IV Heavy foi o centro de uma projeção em 3D sobre a indústria aeroespacial e seu papel na segurança e no futuro da exploração espacial. A apresentação aconteceu no Space Launch Complex-37, em Cabo Canaveral (Flórida) antes do lançamento programado (e depois cancelado) do foguete.
“Somos sonhadores, inspirados por possibilidades ainda não imaginadas; crédulos movidos a aproveitar o potencial do espaço; líderes que combinam expertise e engenhosidade – e tudo começou com uma centelha de imaginação”, afirma o vídeo do evento, que começou com uma contagem regressiva de lançamento do Delta IV Heavy. Quando a espaçonave virtual decolou, o pano de fundo mudou do céu azul para a paisagem estrelada do espaço.
O vídeo ainda homenageou personagens como John Glenn, o primeiro norte-americano a orbitar a Terra, e destacou o sucesso da indústria de satélites. “Ao longo da próxima década, a ULA continuará a proteger a vida na Terra com a introdução do Vulcan Centaur, nosso foguete de próxima geração – um foguete construído para a segurança nacional [e] fundado no legado de sucesso do Atlas e Delta”, contou o vídeo.
Este será o 41º lançamento do foguete Delta IV e o 12º na configuração Heavy. Até o momento, o ULA foi lançado 140 vezes com 100% de sucesso nas missões.
Via: Space.com