A FCA aproveita a CES 2020, em Las Vegas, para expor as mais novas tecnologias da empresa relacionadas à eletrificação, experiência do usuário (UX) com o Uconnect, e a conectividade em um conjunto visual e físico, honrando e construindo a história e a tradição de inovação da empresa.
Veículos elétricos, conectividade e autonomia estão entre os principais tópicos da indústria de automóveis. A abordagem com estímulo visual e físico da FCA, na CES, apresenta os esforços da empresa em uma onda de tecnologia em constante mudança.
Modelos 4xe Jeep Wrangler, Renegade e Compass
A Jeep usa a CES para apresentar três Veículos Elétricos Híbridos Plug-in – o primeiro passo do plano da marca para oferecer opções de eletrificação para todos os modelos em 2022. Todos os veículos eletrificados da Jeep terão o novo “emblema Jeep 4xe”.
A eletrificação – incluindo as atualizações sem custos dos veículos Jeep 4xe – irá modernizar a marca, à medida que a empresa se esforça para se tornar líder em tecnologia “verde” premium eco-friendly. Os veículos elétricos Jeep serão os mais eficientes e responsáveis, oferecendo liberdade absoluta e silenciosa ao ar livre, enquanto proporciona desempenho, capacidade 4×4 e confiança do motorista.
Informações adicionais sobre os veículos 4xe Jeep Wrangler, Compass e Renegade – que irão estrear neste ano – serão fornecidas nos salões de automóvel de Genebra, Nova York e Pequim.
Jeep 4×4 Adventure VR Experience
A Jeep tem demonstrado sua liderança em capacidade 4×4 há quase 80 anos. A incorporação da eletrificação em sua linha de produtos é uma evolução natural. Os participantes da CES 2020 terão a oportunidade única de ver o Jeep Wrangler 4xe, o Jeep Compass 4xe e o Jeep Renegade 4xe. Todos os três veículos são parte do compromisso da FCA em lançar mundialmente mais de 30 modelos eletrificados em 2022.
Quem quiser experimentar uma jornada 4×4 simulada pode dar uma volta no novo Jeep 4×4 Adventure VR Experience. Usando Moab, em Utah, um dos destinos off-road mais populares para amantes do Jeep como plano de fundo, os participantes irão navegar na trilha Hell’s Revenge. Como um bônus, entre os recursos virtuais dentro do software, está o ponto de vista do motorista dentro no novo Jeep Wrangler 4xe, proporcionando uma prévia do Jeep Wrangler mais avançado que a empresa já criou.
Para criar a experiência virtual, um Jeep Wrangler Rubicon é posicionado em quatro cilindros hidráulicos, um em cada roda. O Wrangler reage às informações fornecidas pelos registros de dados reais da roda feitos na trilha. O sistema hidráulico empurra a suspensão projetada do Wrangler, replicando o movimento que um motorista teria ao atravessar um obstáculo ou subindo uma colina. Dentro do veículo, os participantes que estiverem usando óculos de Realidade Virtual verão o cenário relacionado à trilha Hell’s Revenge.
Experiência do Usuário
A UX (Experiência do Usuário) passou por um crescimento e inovação significativos dentro da indústria automotiva. Dentro dos dois espaços da FCA no evento, seis telas de dois lados mostram o premiado Uconnect. O sistema é uma base de construção. O que antes se tratava de apenas um rádio, agora se torna menos restrito ao próprio veículo, mais útil, rico em conteúdo e personalizado. Feito sob medida para cada marca e veículo, o sistema vira um motivo significativo para a compra — aproximadamente metade dos compradores de automóveis novos consideram a tecnologia em sua aquisição.
Conceito Airflow Vision
O Airflow Vision é um conceito de design escultural que vislumbra a próxima geração de transporte premium e Experiência do Usuário (UX), ao considerar como o motorista e os passageiros podem interagir com as tecnologias. Ele foi criado para clientes com um estilo de vida sofisticado e um desejo por experiências de viagens de primeira classe, ao mesmo tempo em que equilibram suas necessidades de tecnologia e um ambiente sereno.
Por dentro, o UX exerce um papel de destaque e foi projetado para ser uma experiência cativante usando gráficos de alto contraste, de várias camadas e detalhes chamativos que proporcionam uma aparência limpa e sofisticada. Construído com os princípios de profundidade, hierarquia, consistência e legibilidade, permite que o usuário seja capaz de ver e experimentar a interface de uma maneira segura e fácil de usar e entender.
Usando um formato baseado em menu, as telas podem ser personalizadas, simplificadas e agrupadas de acordo com necessidades e interesses individuais. Com a oferta de diversas telas de exibição, o usuário pode acessar as informações necessárias e determinar como elas serão exibidas. As informações nas telas podem ser compartilhadas com todos os passageiros simplesmente deslizando o dedo, permitindo que cada um participe da experiência. A customização e personalização são essenciais, quer esteja dirigindo ou como copiloto.
Usando as dimensões e o piso de carga plano do Chrysler Pacifica PHEV, o interior cria um ambiente espaçoso para todos os ocupantes. Materiais premium em suede e couro são abundantes, oferecendo pontos de contato luxuosos para seus ocupantes. Os assentos usam uma estrutura fina que está apoiada em uma base de pedestal, aprimorando o conforto e o espaço, permitindo comodidade para as pernas e ainda área de armazenamento pessoal para cada passageiro. A iluminação funcional e ambiente permite ainda que o motorista e os passageiros criem uma câmara interior personalizada.
A iluminação de cristal de LED flui para uma lâmina transversal do automóvel, transmitindo uma presença imponente. A expressão dramática do Airflow Vision é concluída pela cor Branco Ártico da carroceria, que passa uma sensação de calma e serenidade, e é suportada por uma estrutura inferior em Azul Celeste.
Fiat Concept Centoventi
Inicialmente lançado no Salão Internacional do Automóvel de Genebra, no ano passado, o Fiat Concept Centoventi faz sua estreia na América do Norte durante a CES 2020. O modelo representa a visão da Fiat sobre mobilidade elétrica de massa para o futuro. O Centoventi – que significa “120” em italiano – é um conceito que foi apresentado em comemoração à história de 120 anos da empresa.
Produzido em apenas uma cor, o veículo pode ser “pintado” pelo cliente usando o programa “4U” e o exterior pode ser personalizado com uma seleção de 4 opções de teto, 4 para-choques, 4 calotas e 4 envelopamentos externos.
Ele pode variar para atender a necessidades de 60 milhas a 300 milhas, que o torna perfeito para deslocamento urbano e para uma viagem de final de semana para o litoral ou para as montanhas.
Um dos pontos fortes do carro conceito é que os proprietários não precisam mais esperar por novas edições especiais ou atualizações: eles podem modificar seus automóveis a qualquer momento. Além disso, o Fiat Concept Centoventi estabelece outra referência automotiva ao se tornar um dispositivo de mídia social com seu monitor moderno instalado em sua porta traseira.
O cockpit é equipado com uma pequena tela voltada para o para-brisa, podendo ser usada para comunicar mensagens como: ocupado, gratuito, estacionamento pago etc. Além disso, um segundo grande visor na porta traseira permite que o Fiat Concept Centoventi substitua o conceito de conectividade para se tornar um dispositivo de mídia social, no qual as mensagens podem ser compartilhadas com o mundo exterior. Quando o veículo está em movimento, o automóvel pode exibir apenas o logotipo Fiat, mas assim que ele para, o motorista poderá alternar para o modo “messenger” e criar uma nova mensagem.