É oficial: os carros autônomos se tornaram uma realidade. A Uber colocou para funcionar o seu serviço de veículos que funcionam sem motorista, e os usuários já podem realizar corridas sem necessariamente ter um humano pilotando o carro.
A novidade ainda está em fase de testes na cidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos. Por lá, os usuários que pedirem um carro podem se deparar com um Ford Fusion que ainda terá alguém no volante, mas que não será responsável primariamente por guiar o carro. Os veículos irão circular 24 horas por dia.
A ideia de ter alguém no volante é justamente para que esta pessoa seja capaz de tomar o controle da situação em caso de necessidade. O carro é equipado com um botão vermelho perto do câmbio de marcha para ser apertado quando for necessário para retomar o controle.
Uma das situações previstas pela Uber que devem forçar o veículo a ser controlado por uma pessoa são as mudanças de tempo, como situações de chuva e neve. O Google sempre relatou que o grande problema de seu carro autônomo era o inverno, por causa da neve.
No entanto, o objetivo da empresa é chegar ao ponto em que um dia não será mais necessário ter essa pessoa para situações emergenciais. Isso vai depender do avanço da tecnologia de veículos autônomos, obviamente.
A Uber ainda não informa quando a fase de testes deve acabar. É possível que isso aconteça dentro de pouco tempo ou que simplesmente não acabe.