Um projeto audacioso da Toyota, Sharp Corp., New Energy e da Organização de Desenvolvimento de Tecnologia Industrial do Japão (NEDO), promete revolucionar o transporte. Isso porque as empresas planejam criar um veículo movido a energia solar que pode funcionar para sempre.

Para que isso seja possível, as empresas querem juntar os melhores painéis solares, baterias supereficientes e décadas de experiência na fabricação de carros para criar o automóvel perfeito.

“A vantagem de um carro solar é que, embora não tenha grande autonomia, é realmente independente das estações de carregamento”, disse Koji Makino, gerente de projetos da Toyota. Levando isso em conta, o veículo idealizado pelas empresas contém painéis solares distribuídos por toda a sua extensão para que as baterias sejam carregadas durante seu uso.

Mesmo que os carros elétricos ultrapassem outros veículos nas vendas, eles ainda precisam ser conectados para que suas baterias sejam carregadas, o que significa construir uma rede de estações de carregamento em diversos locais.

O sol, por outro lado, brilha em todos os lugares de graça e, quando essa energia é combinada com a capacidade de bateria suficiente para impulsionar esses veículos durante a noite, os carros movidos a energia solar podem ultrapassar as novas tecnologias de energia que estão sendo desenvolvidas.

O futuro dos carros movidos a energia solar

Mas a previsão atual é que essa tecnologia demore um pouco para chegar ao mercado, porque ainda há trabalho para atingir esse nível de eficiência. “Essa não é uma tecnologia que veremos amplamente utilizada nas próximas décadas. Vai levar muito tempo”, disse Takeshi Miyao, analista de automóveis do site Carnorama.

A Toyota está testando um Prius movido a energia solar desde julho, mas reconhece que carros que circulam sem parar para recarregar ainda estão longe. Mesmo assim, a empresa disse que continua pensando em um veículo com essa tecnologia.

De fato, houve alguns avanços nos painéis de energia solar por parte da Sharp. O painel solar que a Toyota planeja implementar no protótipo converte a luz do sol em energia elétrica com um nível de eficiência superior a 34%, em comparação com cerca de 20% dos painéis disponíveis atualmente.

Toru Hanai / Bloomberg

De acordo com Mitsuhiro Yamazaki, da NEDO, se o carro for usado por 50 quilômetros por dia durante quatro dias, não haveria a necessidade de conectá-lo a uma tomada para que ele rode o restante da semana.

A principal aposta da Toyota é a de lançar esse veículo em locais onde o clima ensolarado predomina – como a Califórnia e o oeste da China. Entretanto, a NEDO estuda formas para que ele seja introduzido em outros mercados onde o sol não é tão presente.

Concorrentes diretos

Se o Prius movido a energia solar puder ser fabricado, ele poderá competir com fabricantes estabelecidos, como a Hyundai e startups como a Karma Automotive e a Lightyear. O Lightyear One é um carro elétrico de luxo, vendido ao valor de US$ 170 mil (aproximadamente R$ 700 mil) que, segundo seus desenvolvedores, pode ser dirigido por 800 quilômetros com uma única carga.

Via: Bloomberg