Tesla mantém a promessa de lançar o sistema de direção autônoma antes de todos – ou quase isso

A montadora de Elon Musk fez uma promessa aos compradores difícil de cumprir.
Redação05/06/2019 21h37, atualizada em 06/06/2019 00h00

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Os clientes da Tesla que compraram o serviço  Full Self-Driving – um sistema de computação voltado para carros autônomos – terão acesso prioritário a um novo software, segundo um anúncio feito em resposta ao post do site Ars Technica, no qual a página dizia que o que a companhia está entregando atualmente é apenas “algo parecido” com o que ela havia prometido anteriormente.

O post, feito em março, intitulado “Upgrading to Autopilot and Full Self-Driving Capability” (algo como “Fazendo o upgrade de capacidade de pilotagem autônoma no Full Self-Driving”), fala sobre o fato de que a marca está oferecendo a possibilidade de compra do “Tesla’s driver-assistence” a preços mais baixos do que os anunciados anteriormente. Esse recurso dá acesso ao “Full Self Driving”, ou seja, um veículo que possui a tão esperada tecnologia para dirigir sozinho, sem a intervenção do motorista.

O pronunciamento deixou os consumidores que investiram milhares de dólares em carros da marca em 2016, 2017, 2018, e até em 2019, irritados. Isso porque eles não receberam o retorno do investimento e o preço dos veículos em questão, atualmente, está abaixo do valor pago por eles.

Para tentar acalmar os ânimos, o mesmo blog fez um post dizendo que eles não serão prejudicados, já que receberão um convite para participar do Tesla’s Early Acess Program (EAP), que fornece a oportunidade de testar suas funcionalidades antes dos outros consumidores. A medida deu certo: muitos compradores ficaram animados com a ideia.

No entanto, os convites não foram feitos e, em abril último, os posts que anunciavam as mudanças simplesmente desapareceram do site, o que causou uma repercussão ainda pior e gerou a dúvida se Tesla realmente cumpriria suas promessas.

Em entrevista realizada ao Ars Technica, a empresa afirmou que o conteúdo foi retirado do site porque possuía valores desatualizados que poderiam confundir os consumidores, mas deixou claro que vão honrar o acordo e que logo irão compartilhar o acesso aos usuários.

Apesar disso, em 1º de junho, os primeiros compradores ainda estavam esperando pelo convite do programa. Por isso, o Ars Technica novamente perguntou à empresa sobre datas. A Tesla afirmou que eles estão prontos para disponibilizar as atualizações do novo software aos compradores do “Full Self Driving”.

Logo, o site afirma que a proposta feita antes de março de 2019 nunca foi realista, já que a EAP é um programa extremamente restrito, no os poucos que o testam podem dar um feedback da atualização aos engenheiros. Além disso, o número de compradores é muito maior que o número de vagas disponíveis no programa, por isso, Tesla está elegendo novas formas dos compradores terem acesso a esse serviço sem, de fato, participar do EAP.

Também é necessário considerar que não necessariamente os compradores querem participar do programa. Portanto, estarão legíveis apenas aqueles que escolherem a função avançada do “Tesla Update Preference”. Nessa função, há uma grande diferença dos mecanismos anteriores, mas elas também dependem do modelo de carro escolhido ou do local em que o consumidor está. Logo, mesmo que você tenha sido um dos primeiros compradores e tenha escolhido o modo avançado, talvez não faça parte da seleção da EAP.

Então, tecnicamente, a Tesla não cumpriu a promessa, já que apenas alguns consumidores podem ser selecionados, o que causou uma mistura de sentimentos entre eles: enquanto alguns só desejam ter a atualização o quanto antes, outros estão frustrados com a falta de comprometimento.

Esse incidente mostra uma clara diferença entre a Tesla e outras companhias de carro, que provavelmente jamais fariam uma promessa do tipo sem calcular a viabilidade da mesma.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital