Reino Unido terá rota de 300 km para testes de veículos autônomos

Com uma mistura de vias urbanas e rurais, a rede permitirá que empresas de mobilidade exponham seus veículos a situações reais com segurança
Renato Mota25/05/2020 21h24

20200525063249

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um consórcio de empresas de mobilidade começou a preparar uma rede de 300 km de ruas e estradas no Reino Unido para servirem como campo de testes para veículos autônomos. O projeto é liderado pela Midlands Future Mobility, e cobrirá áreas ao redor da Universidade de Warwick, Coventry, Solihull e centro de Birmingham.

A ideia é oferecer aos veículos uma mistura de vias urbanas e rurais para navegar. A rede também incluirá importantes centros de transporte, como o Aeroporto Internacional de Birmingham e o um novo hub da rede ferroviária. A rota será estendida no final de 2020 em 350 km, para incluir estradas rurais e rodoviárias na região.

Os primeiros tipos de veículos a serem testados ao longo da rota não serão 100% autônomos, mas veículos “conectados” – que poderão conversar entre si e alertar sobre o tráfego, colisões e outros perigos ao longo das vias. Os carros de teste inicialmente terão um motorista e, ocasionalmente, uma segunda pessoa monitorando o funcionamento dos automóveis.

A Midlands Future Mobility é uma organização que explora como o transporte está mudando e impactando o mundo, e inclui pesquisadores acadêmicos da Coventry University e Warwick University, juntamente com parceiros do setor como Costain, que faz tecnologia de autoestradas inteligentes, e grupos de autoridades locais como Transport for West Midlands.

 Via: The Next Web

Editor(a)

Renato Mota é editor(a) no Olhar Digital