Policial para veículo da Tesla sem motorista

Incidente ocorreu em um estacionamento, durante uma sessão de testes do proprietário do veículo
Redação03/10/2019 19h37, atualizada em 03/10/2019 20h40

20191003053349

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Durante testes em um estacionamento, Brooks Weisblat viu seu veículo Tesla, que estava sem motorista, ser parado por um polícial. Ele estava junto de um amigo para testar o novo recurso Smart Summon do seu Model 3, e filmou o momento em que o oficial abordou o carro que, apesar de não possuir motorista, surpreendentemente parou diante do oficial.

O Smart Summon baseia-se no recurso “Summon” anterior da Tesla, usado pelos proprietários para mover seus carros de forma autônoma por alguns metros ou em situações de estacionamento apertado. Com a nova versão, os proprietários de Teslas podem controlar seus carros de mais longe; os veículos também navegam em ambientes de estacionamento mais complexos.

Brooks é dono do canal de YouTube DragTimes. O youtuber estava filmando alguns testes do carro autônomo para postar na plataforma. Ele publicou o vídeo do policial abordando seu carro que, até o momento, possui 20 mil visualizações. Confira abaixo o vídeo que mostra o carro sendo parado pelo policial.

A Tesla resolveu ampliar a nova tecnologia de seus veículos para uma frota maior no mês passado. O CEO da empresa, Elon Musk, disse que o recurso já foi utilizado mais de 550 mil vezes, e o classificou como o “recurso mais viral de Tesla”.

No entanto, testes de proprietários mostraram alguns problemas na tecnologia. Algumas pessoas publicaram vídeos de seus veículos envolvidos em acidentes ao usar o novo recurso Smart Summon. A Administração Nacional de Segurança no Trânsito de Rodovias afirmou estar investigando os incidentes.

Falso ou real?

Comentaristas afirmam que o vídeo pode ter sido manipulado, mas ainda não existem evidências que comprovem a suspeita. Nas notas de versão da atualização V10, a Tesla afirmou que o recurso ainda está em versão “beta” e que os motoristas ainda são responsáveis pelo veículo.

“O Smart Summon foi projetado para permitir que seu carro dirija até você (usando o GPS do seu telefone como destino) ou um local de sua escolha, manobrando e parando para os objetos, conforme necessário. Como o Summon, o Smart Summon é destinado apenas para uso em estacionamentos e calçadas privativos. Você ainda é responsável pelo seu carro e deve monitorá-lo o tempo todo dentro da sua linha de visão, pois ele pode não detectar todos os obstáculos. Seja especialmente cuidadoso com pessoas, bicicletas e carros em movimento rápido”, disse a empresa em comunicado.

Portanto, se o caso for real, o proprietário do veículo deveria ter recebido uma multa por executar o sinal de parada. No entanto, em algumas jurisdições americanas, a polícia nem sempre aplica leis de trânsito em estacionamentos particulares.

Via: Electreck

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital