A Volkswagen tem planos para vender meio milhão de unidades por ano de seu crossover SUV ID.4, que será apresentado oficialmente na próxima semana. A declaração foi feita por Ralf Brandstätter, CEO da marca, em uma entrevista com Thomas Ulbrich, membro do conselho.
Junto com o ID.3, o ID.4 é uma das grandes apostas da montadora. O veículo será montado em três continentes: uma fábrica que está sendo construída nos EUA, outra em Zwickau, na Alemanha e uma terceira na China.
Segundo Brandstätter, “a Volkswagen quer se tornar a líder mundial do mercado de mobilidade elétrica – mas isso não acontecerá por si só. Portanto, estamos investindo cerca de 11 bilhões de euros até 2024. Como um SUV compacto, o ID.4 tem, a nosso ver, os melhores pré-requisitos para ter sucesso em larga escala em todos os mercados importantes. Esperamos que a marca Volkswagen produza um total de 1,5 milhão de carros elétricos por ano até 2025. E o ID.4 provavelmente será responsável por cerca de um terço disso. O ID.4, portanto, se tornará a força motriz por trás de nossa reorientação”.
O executivo tem confiança no sucesso do carro devido à popularidade da categoria. “Os SUVs estão em demanda cada vez maior entre os consumidores. Eles oferecem uma boa visão da via, segurança e conforto. Nos EUA e na China, os SUVs são o segmento de veículos mais popular. Na Europa e na Alemanha a participação no mercado também está aumentando constantemente, com crescimento particular entre os modelos compactos. O ID.4 é nosso primeiro SUV elétrico – e visa claramente o mercado de grande volume. Ele oferece espaço, flexibilidade e todas as vantagens que os clientes apreciam nos SUVs”.
Até 2029 o Grupo Volkswagen espera construir 20 milhões de veículos elétricos baseados em sua plataforma modular, chamada MEB. Os primeiros modelos, como o ID.3, ID.4, ŠKODA ENYAQ, Audi Q4 e-tron e Cupra el-Born, estão chegando agora ao mercado.
Fonte: Volkswagen