A Tesla, do Elon Musk, está desenvolvendo a terceira geração do seu Supercharger – um carregador ultrarrápido para veículos elétricos – que promete ainda mais velocidade no processo de recarga das baterias automotivas. A companhia anunciou a novidade na última quarta-feira, dia (6/3) e afirmou que o dispositivo deve ser lançado ainda este ano.
De acordo com o site Ars Technica, o Supercharger V3 pode dar uma carga de até 250kW por carro elétrico. A empresa afirmou que o dispositivo, operando com eficiência máxima, pode fornecer 120 km de autonomia em um veículo como o Model 3 (fabricado pela própria Tesla), depois de carregar por apenas cinco minutos. E em uma hora, o Supercharger V3 garante autonomia para pouco mais de 1.600 km.
Com o objetivo de ampliar o uso do novo supercarregador para todos seus modelos de carros, a Tesla garantiu que vai atualizar seus veículos elétricos, incluindo neles um novo recurso que começa a pré-aquecer as baterias assim que elas se aproximarem de um Supercharger V3. Segundo a empresa, isso pode reduzir em até 25% o tempo médio de carregamento. Enquanto o Model 3 já foi projetado para ter conexão com o Supercharger V3, os modelos S e X terão que passar por upgrades de software para que eles suportem a recarga nas estações de 250kW.
O primeiro posto de carregamento Supercharger V3 está disponível na área da baía de São Francisco, no Estados Unidos, ainda em caráter de testes. A Tesla afirmou que planeja inaugurar oficialmente a primeira estação do novo dispositivo no próximo mês, aumentando o número de unidades até final do ano. A ideia é que, ao invés de substituir os atuais V2 Superchargers existentes, eles tenham novos softwares para os impulsionar a carga para além dos 145kW – potencia máxima suportada por esta versão do carregador.
Atualmente, boa parte dos quase 13 mil Superchargers da Tesla atinge potência máxima de 120kW – a mais alta carga desde que a empresa começou a construir sua rede de supercarregadores. Na época, os melhores carregadores de carros elétricos eram os modelos CHAdeMO e CCS, que alcançavam 50kW.
Mas empresas passaram a investir pesado nos dispositivos e aumentaram surpreendentemente essa potência. Bons exemplos são a ElectrifyAmerica e a ChargePoint, que estão lançando novos carregadores que suportam carga máxima de 350kW e 500kW, respectivamente. O V3 Supercharger vem como uma tentativa de disputar em pé de igualdade com as outras companhias, mas com a vantagem de que a Tesla já conta com a sua própria linha de veículos elétricos para manter a produtividade.