Samsung faz a maior aquisição de sua história para entrar no setor automotivo

Renato Santino14/11/2016 15h33, atualizada em 14/11/2016 15h40

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A Samsung anunciou a maior aquisição de sua história, e o objetivo é bem claro: a companhia quer fazer parte do seu próximo carro. A compra da Harman International Industries, conhecida principalmente pela divisão de áudio Harman Kardon e os equipamentos JBL, custou US$ 8 bilhões à empresa coreana.

A decisão faz com que a Samsung se torne imediatamente uma potência no setor automotivo, especialmente com os veículos conectados, misturando a tecnologia da companhia com a experiência da Harman em produtos automotivos. O CEO da Harman cita, inclusive, que a tecnologia de displays da Samsung, junto à experiência com conectividade e tecnologia de processamento, complementa os produtos de sua empresa.

É a primeira vez em muito tempo que a Samsung faz um grande investimento em uma aquisição. A maior compra até então foi a da fabricante de computadores AST, adquirida por US$ 840 milhões nos anos 1990. A sigla pode não significar muita coisa para você, justamente pelo fato de que a fusão foi um desastre e a divisão foi fechada pouco tempo depois. Isso explica o receio da Samsung em comprar outras empresas, optando por desenvolver internamente sua tecnologia.

É importante notar que a Harman é mais conhecida pelos seus equipamentos de áudio, como a já citada JBL, porque estas marcas são mais próximas do público. No entanto, a maior parte das vendas vem do setor automotivo. Isso inclui sistemas de “infotenimento” e segurança utilizados em 30 milhões de veículos montados por grandes empresas como BMW, Toyota e Volskwagen.

Ao que tudo indica, a Samsung havia montado uma equipe interna para avaliar as possibilidades de entrar na área de automóveis, mas reparou que fazer isso com seus próprios esforços demoraria demais e, consequentemente, custaria demais, o que justifica a opção de realizar a aquisição. As conversas teriam começado no meio do ano.

Via Engadget

Renato Santino é editor(a) no Olhar Digital