A MasterCard anunciou hoje uma parceria com a Pizza Hut para utilizar o robô humanoide Pepper, da empresa japonesa SoftBank, como “garçom” em seus restaurantes. O robô poderá anotar pedidos e processar pagamentos por meio do aplicativo MasterPass da empresa. Essa será a primeira aplicação do robô em um estabelecimento comercial.

Para realizar um pedido, será necessário simplesmente cumprimentar o Pepper e escanear um código QR que aparecerá no tablet que o robô segura. Esse processo pareia o aplicativo MasterPAss do usuário com o robô. Em seguida, é possível realizar o pedido por meio de comandos de voz.

O Pepper também será capaz de anunciar promoções, dar sugestões de compra baseado no gosto do usuário e oferecer informações adicionais sobre o cardápio. O vídeo abaixo, da MasterCard, mostra como serão as interações dos clientes com o robô:

De acordo com o The Next Web, o Pepper será testado primeiro em restaurantes na Singapura. Em janeiro deste ano, a SoftBank anunciou uma parceria com a IBM para trazer a inteligência artificial Watson ao Pepper, para que ele pudesse interagir melhor com humanos. A empresa também criou recentemente um portal para desenvolvedores Android, para que eles possam criar aplicativos para o robô.