Polícia da Noruega aposta em Teslas como ferramenta de investigação

Sistema de câmeras de vigilância embarcado nos carros da Tesla pode ajudar a polícia de Sandefjord a identificar quem tentou atear fogo na casa do prefeito da cidade no último domingo
Cesar Schaeffer09/07/2020 18h17

20190926122447

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Proprietários de carros Tesla que possuam o Modo Sentinela (Sentry Mode, em inglês) – câmeras de vigilância embarcada no automóvel – estão sendo procurados pela polícia de Sandefjord, na Noruega, na tentativa de elucidar um crime. No último domingo, alguém tentou colocar fogo na casa do prefeito da cidade, que fica ao sul da capital Oslo. A polícia investiga o caso como tentativa de assassinato.

Ainda não há qualquer suspeito do crime. Mas a alta concentração de Teslas nas ruas da Noruega pode ser uma arma poderosa para a investigação. A polícia local teve, então, a brilhante ideia de chamar todos os donos de Teslas que possuem o modo de vigilância ativado para ajudar nas buscas pelo criminoso.

Reprodução

Modo Sentinela da Tesla usado para identificar vândalo ao redor do veículo / Foto: reprodução

O “Sentry Mode” é um sistema de vigilância que usa uma série de câmeras embarcadas nos modelos da Tesla – as mesmas usadas no auxílio à condução semi autônoma dos veículos – para vigiar o que acontece ao redor do carro em tempo integral; mesmo que ele esteja estacionado. Quando está ativado, assim que alguém se aproxima do carro, o sistema automaticamente começa a gravar as imagens capturadas pelas câmeras. 

A tecnologia dos modelos da empresa de Elon Musk, CEO da Tesla, já ajudou inúmeros proprietários a identificarem vândalos nas proximidades dos veículos. Mas esta é a primeira vez que o sistema de segurança pode ser usado em uma investigação policial.

Via: Elektrek

Redator(a)

Cesar Schaeffer é redator(a) no Olhar Digital