O sistema de piloto automático presente nos veículos da Tesla não é totalmente autônomo – mesmo com algumas pessoas pensando o contrário. No entanto, ele pode ser eficaz em momentos cruciais, como o que aconteceu com Bret Peters, na Carolina do Norte, nos EUA.
O ex-policial estadual informou à polícia que, enquanto dirigia seu Tesla Model S pela estrada 49, o veículo começou a se mover automaticamente. O primeiro reflexo de Peters foi olhar o volante para entender a causa do desvio. “Quando olhei para cima, vi o veículo na minha faixa e, antes que eu pudesse pisar no freio, meu carro começou a mudar de pista”, declarou.
O momento do susto foi capturado pelo TeslaCam, o sistema de câmeras da Tesla usado pelo piloto automático.
O motorista destacou a importância dos recursos de segurança presentes no carro elétrico: “É preocupante o quão perigoso é dirigir à noite e eu faço esse trajeto duas vezes por dia todos os dias. São muitos quilômetros e muito tempo na estrada. Saber que eu tenho esse recurso de segurança é reconfortante”.
Embora essa situação tenha ocorrido e salvado a vida de Peters, a Tesla sugere aos motoristas estar sempre atentos ao usar o sistema. A empresa informa que se deve manter as mãos ao volante e estar preparado para assumir o controle a qualquer momento.
Este é o exemplo mais recente de um proprietário da Tesla alegando que o sistema de piloto automático ajudou a evitar um acidente potencialmente catastrófico. Anteriormente, o sistema evitou acidentes em rodovias, além de salvar uma família de ursos que estava no meio da estrada.
Via: Electrek