Musamba Sinclair, 34, alugou uma Ford Expedition da Enterprise Rent-a-Car equipado com a tecnologia FordPass. Após utilizar o veículo pelo tempo determinado do aluguel e devolvê-lo, Sinclair descobriu que ainda tinha acesso aos controles do carro. Pelo app da locadora, Sinclair consegue ligar e desligar o motor, trancar e destrancar as portas e até mesmo rastrear a localização do veículo.
O FordPass fornece aos clientes os controles dos veículos que são alugados por meio de um aplicativo. Sinclair afirmou ter gostado da ideia e por isso decidiu alugar um carro e testar as funcionalidades. “Gostei e entrei no FordPass para acessar recursos do veículo no meu telefone, como trancar, destrancar e dar partida no motor”, disse. “Gostei mais ainda da ideia. A interface do usuário parece boa e funciona bem”, completou.
No entanto, após a experiência com o SUV alugado ter chegado ao fim em 31 de maio, Sinclair descobriu que ainda tinha acesso aos controles do veículo, cinco meses depois. Ele comunicou a empresa sobre a situação tanto pelo site oficial quanto pelo Twitter.
@Ford I can still track and unlock the Expedition that I rented last week via the FordPass app. HUGE safety concern for all future renters. I submitted a solution via Ford New Ideas to solve this and it was denied. THIS NEEDS TO BE FIXED pic.twitter.com/dcdfLlPceJ
— Masamba (@MasambaS) 4 de junho de 2019
“Eu abro o aplicativo e rastreio o veículo quase todos os dias para ver se o meu acesso ainda está lá e, sempre, consigo ver onde está meu aluguel antigo, carinhosamente chamado ‘A Besta”‘, disse Sinclair. “Isso significa que eu não somente posso encontrar o carro quando quiser, como também posso abrir as portas e mexer nos controles internos”.
O app FordPass é oferecido pela Ford Motor Company e está disponível para dispositivos iOS e Android. Mesmo após discutir o problema com os representantes da companhia, o acesso de Sinclair ainda não foi revogado. A porta-voz da FordPass, Lisa Martini, escreveu um e-mail informando que os funcionários da empresa são treinados para limpar os dados de clientes antigos, mas as políticas de privacidade deixam claro que pessoas com o aluguel vencido devem apagar seus dados.
“Há vários anos, implementamos o treinamento de funcionários com as melhores práticas para limpar dados como parte de nossos procedimentos padrão. Além disso, temos informações em nossa política de privacidade e contratos de aluguel para lembrar os clientes de remover seus dados ao devolver um carro”.
A porta-voz também comunicou que eles estão trabalhando para adicionar protocolos em casos como este. “Entendemos as preocupações que essa situação específica suscitou e estamos trabalhando ativamente com a Ford para implementar protocolos para clientes que tentam ativar esse recurso em um carro alugado usando sua conta pessoal”.
Uma cópia do contrato de Sinclair mostra que os avisos são vagos. O porta-voz da Ford, Martin Gunsberg, disse que a FordPass oferece duas maneiras de desemparelhar um veículo de um telefone. O primeiro é usar as configurações do sistema de infotainment para executar uma redefinição principal. O segundo é abrir o aplicativo, selecionar o botão de detalhes do veículo, rolar para a parte inferior e selecionar a opção “Remover veículo”.
Sinclair comprovou o seu acesso aos controles do carro por meio de um vídeo. Confira abaixo:
Via: Ars Technica