Não é novidade que a Tesla estava enfrentando problemas com carros que entram combustão espontânea. Em abril, o Olhar Digital publicou um vídeo que mostra um Tesla Model S explodindo na China.  Agora, a produtora de carros elétricos veio a público explicar o que aconteceu.

via GIPHY

publicidade

De acordo com uma publicação na rede social Weibo, divulgada pela Reuters, foi “uma falha de bateria isolada” que fez o carro pegar fogo repentinamente enquanto estava parado no estacionamento em Xangai.

Segundo a companhia, uma equipe investigou a bateria, o software, as informações de fabricação e o histórico do veículo. Eles descobriram que não existe nenhum “defeito sistemático” no Model S e que foi um módulo defeituoso de bateria o responsável pelo acidente.

Nos Teslas, as células de bateria, fabricadas pela Panasonic, se conectam em módulos. De acordo com a empresa, um sistema de segurança manteve o resto dos módulos intactos, então “qualquer um que estivesse dentro da cabine teria tempo para sair com segurança”. A companhia afirma que os veículos elétricos são dez vezes menos propensos a sofrer um incêndio do que os veículos movidos à gasolina.

Em relação as medidas tomadas para evitar que o incidente se repita, a Tesla liberou uma atualização de software que ajusta a configuração de carga e o gerenciamento térmico do Model S e Model X para “proteger ainda mais a bateria e melhorar sua vida útil”.

Esse fato ocorreu na mesma semana em que NIO, concorrente da Tesla na China, retirou 4.803 veículos por um defeito que causou três incêndios.

Fonte: GizModo