Conheça o sedã elétrico mais rápido e com maior autonomia no mundo

Lucid Air consegue percorrer 400 metros em 9,9 segundos e tem bateria com autonomia para até 832 km com uma carga; mas toda essa tecnologia não sai barata
Rafael Rigues10/09/2020 12h59

20200910100039

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Depois de muitos teasers e promessas, a Lucid Motors finalmente revelou ao mundo nesta quarta-feira (9) seu sedã elétrico, o Lucid Air. O veículo, que visa o segmento de carros de luxo, pode ser considerado o “melhor do mundo” em categorias como velocidade, autonomia e velocidade de carregamento da bateria.

O carro tem dois motores elétricos, um na frente e outro atrás, com 650 CV de potência cada um, num total de 1.080 CV. A aceleração é de 0 a 100 km em cerca de 2,5 segundos, e ele pode percorrer uma pista de 400 metros, o “quarto de milha” dos norte-americanos, em apenas 9,9 segundos, o que segundo a montadora o torna o sedã comercial mais rápido do mundo.

Mas toda essa velocidade pouco adianta se o carro não tiver “fôlego” para chegar ao destino. A bateria de 113 kWh pode não soar impressionante, considerando que concorrentes como o Tesla Model S tem 100 kWh, mas a autonomia certamente chama a atenção: são 832 km no modelo Lucid Air Grand Touring.

Reprodução

Um segredo para a autonomia, além da “miniaturização e otimização” dos componentes, é o design aerodinâmico, com um coeficiente de arrasto de 0.21, menor que o de um Tesla Model S, que é 0,24. Quanto menor o coeficiente de arrasto, menor a resistência do ar enfrentada pelo carro, e menos energia ele tem de gastar para se mover.

O sistema de carregamento também chama a atenção, com a montadora afirmando que na potência máxima um carregador pode adicionar, em um minuto, energia suficiente para percorrer 32 km, ou 482 km em 30 minutos.

Por dentro, o sistema de entretenimento e informação é integrado à assistente virtual Alexa, da Amazon. Motorista e passageiros podem usar comandos de voz para fazer chamadas, navegar e mudar a temperatura da cabine, com mais recursos prometidos para mais tarde, via atualizações OTA (Over the Air).

Reprodução

O motorista tem, atrás do volante, uma imensa tela de 34 polegadas com resolução 5K que se estende pela maior parte do painel, além de uma tela no console central para navegação, informações e entretenimento. Apesar disso, ainda há botões para comandar algumas funções, como controles de áudio integrados ao volante.

O primeiro modelo a chegar ao mercado é o Lucid Air Dream Edition, com motor de 1.080 CV e autonomia de 748 km quando equipado com rodas de 21 polegadas, por US$ 169.000 (cerca de R$ 894 mil). Em meados de 2021 a montadora lançará o Lucid Air Grand Touring, com motor de 800 CV e autonomia de 832 km, por US$ 139.000 (R$ 735.000).

Reprodução

No fim de 2021 chega ao mercado o Lucid Air Touring, com motor de 620 CV e autonomia de 650 km por US$ 95 mil (cerca de R$ 500 mil). Por fim, a versão “mais barata” só chega em 2022, custando US$ 80 mil (R$ 423 mil). Entretanto, a capacidade do motor e autonomia deste modelo não foram informadas.

Fonte: The Next Web

Colunista

Rafael Rigues é colunista no Olhar Digital