O Departamento de Veículos Automotores (DMV, similar ao nosso Detran) da Califórnia anunciou nesta semana um programa que permitirá a empresas de tecnologia solicitar autorização para a operação de veículos autônomos de entrega em caráter comercial.
Os veículos permitidos são os de Classe 1 e 2, segundo classificação do DMV, ou seja, com peso máximo de 4.500 quilos. Apenas o transporte de mercadorias é permitido. Uma das empresas que se beneficiará da decisão é a Nuro, que desenvolveu um caminhão de entrega autônomo, o R1, que pesa 680 kg e transporta até 12 sacolas de compras. O veículo já estava em testes com parceiros como a Domino’s Pizza em Houston, no Texas.
A proximidade do Vale do Silício torna as ruas da Califórnia um campo fértil para os testes de veículos autônomos. Segundo o The Verge, no momento há 65 empresas (entre elas a Amazon) e 678 veículos registrados no DMV do estado em caráter experimental. Entretanto, apenas a Waymo tem autorização para testes complemente autônomos, ou seja, sem um motorista de segurança ao volante, em vias públicas.
Fonte: The Verge