Uma boa notícia para as divisões não varejistas do Grupo Amazon: o governo do estado da Califórnia, nos Estados Unidos, concedeu à startup de carros autônomos Zoox uma permissão para testes de seus carros autônomos, ampliando a frota de veículos sem motorista que já contava com empresas como Waymo, AutoX e Nuro. A Zoox foi adquirida pela empresa de Jeff Bezos em junho deste ano por US$ 1,3 bilhão (R$ 7,22 bilhões na cotação de 28/9).

Segundo as informações da empresa em seu site oficial, a Zoox está criando veículos autônomos ao aplicar conhecimentos em robótica, engenharia automotiva e desenvolvimento de energia limpa, no intuito de “projetar um veículo simétrico, bidirecional e de emissões zero desde o início para resolver os desafios únicos da mobilidade autônoma”. É a segunda empresa do setor a contar com o envolvimento da Amazon, que já investiu na startup Aurora, também de veículos autocondutores.

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Carros autônomos da Zoox, uma subsidiária da Amazon, recebem autorização para rodar na Califórnia em caráter de testes. Imagem: Reprodução/Zoox/Instagram

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No caso da Zoox, a empresa de Jeff Bezos preferiu manter sua autonomia, segundo a Reuters. Não apenas a CEO Aicha Evans e o cofundador Jesse Levinson seguem no seu comando, mas os aproximadamente 900 colaboradores da companhia tiveram suas posições mantidas.

A Zoox, inicialmente, disponibilizará apenas dois carros autônomos para rodarem nos arredores de sua sede em Foster City. Após as avaliações deste teste primário, eles decidirão se ampliam sua abrangência.

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Concorrência acirrada

A Zoox encontra uma indústria aquecida em sua atuação para carros completamente autônomos. Em fevereiro de 2020, pouco antes da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), a Nuro recebeu permissão federal para rodar pelos Estados Unidos com carros 100% sem motoristas. Ela foi a primeira do tipo a conseguir tal autorização, já que antes as licenças obrigavam empresas a manterem sempre os equipamentos normais de segurança e um motorista humano dentro do veículo para emergências.

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No caso da Nuro, as permissões concedidas referem-se especificamente a veículos de baixa velocidade, com máxima de 40 quilômetros por hora (km/h). Atualmente, o carro da empresa que atende a este requisito é o diminuto R2.

Já no lado mais luxuoso da indústria, a Tesla Motors, liderada pelo bilionário excêntrico Elon Musk, assegurou, em julho de 2020, que a empresa está bem próxima de criar um modelo automotivo 100% livre de manuseio humano, prometendo que a façanha será atingida ainda em 2020. Musk explicou que a “autonomia” de um veículo é classificada em níveis, com os automóveis da Tesla atualmente no nível 2 – em outras palavras, o motorista pode tirar as mãos do volante, mas deve estar presente e atento para retomá-lo em caso de emergências.

Fonte: Reuters