A Northway Motorsports, empresa indiana especializada em conversões elétricas de veículos, tinha um novo projeto pela frente: tunar um Maruti 800 — um dos carros mais populares da Índia. A companhia não só transformou o modelo de 2014 em um veículo elétrico, como modificou diversos atributos originais do carro, deixando-o com um torque superior a um Ford F-150 moderno.

Em design, o Maruti lembra bastante um Uno Mile, da Fiat. O carro foi produzido de 1983 a 2014 pela Maruti Suzuki da Índia e atingiu a incrível marca de mais de 2,6 milhões de unidades vendidas, se tornando um dos carros mais comprados pelos indianos. A popularidade refletia a praticidade e acessibilidade do veículo, mas o preço baixo também era reflexo do desempenho do carro.

A tarefa da Northway Motorsports não era fácil. Os motores de gasolina de três cilindros usados no Maruti 800 de 2014 eram de 796 cilindradas (0,8L), que só conseguia 37 BHP e 59 Nm de torque. Na prática, o carro demorava cerca de 14 segundos para chegar a 100 km/h — tempo simliar de veículos como o Renault Kwid, Ford Ka e o Chevrolet Prisma Joy.

Após descartar o motor e a transmissão original do carro, foi inserido o motor elétrico de indução CA de alto torque, deixando o veículo com torque de 378 Nm (seis vezes mais potente que o torque de fábrica). Pra se ter uma noção, o modelo básico atual do Ford F-150 nos Estados Unidos vem equipado com um motor a gasolina Cyclone V6, que libera 359 Nm de torque.

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Motor elétrico substituiu motor a gasolina original do veículo indiano. Foto: Divulgação/Northway Motorsports

O motor elétrico inserido recebe energia de nove baterias de fosfato de ferro-lítio, cada uma com capacidade de 200 Ah. Ela permite que o Maruti 800 elétrico tenha um alcance de 150 km.

Um centro de controle com touchscreen foi contruído utilizando um Raspberry Pi (muito usado na robótica). Com isso, o veículo ganhou funções especiais como torque elétrico, evitando que o carro desça em encostas íngremes, por exemplo.

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Bancos de corrida leve foram inseridos, diminuindo ainda mais o peso inicial do Maruti 800 original (680 kg). Foto: Divulgação/Northway Motorsports

 

Outra mudança feita no interior do veículo foi a substituição dos bancos dianteiros por bancos de corrida leve, aumentando ainda mais a potência do Maruti modificado. Os assentos traseiros, por sua vez, foram retirados do carro.

É certo que a versão elétrica do Maruti dificilmente será vista aqui no Brasil. Mas o trabalho de empresas como a Northway Motorsports indica uma possibilidade mais acessível para a implementação de tecnologias como essa no cotidiano.

 

Via: hackster.io