Bill Gates, cofundador da Microsoft e atualmente mais conhecido por seus esforços para combater o aquecimento global e promover o saneamento básico e saúde pública em países em desenvolvimento, acabou se envolvendo em uma pequena polêmica com Elon Musk, CEO da Tesla. Tudo por causa de um carro.
Em uma entrevista ao YouTuber Marques Brownlee (MKBHD), Gates falou sobre carros elétricos e reconheceu o mérito da Tesla na promoção desta tecnologia. Entretanto, revelou que sua mais recente aquisição foi um Porsche Taycan, o primeiro elétrico da montadora alemã, que é “muito, muito legal”.
Gates é um aficionado por carros, e uma de suas fotos mais famosas é de quando foi preso e fichado pela polícia de Albuquerque, no Novo México, em 1977 por dirigir em alta velocidade. Durante 13 anos o bilionário lutou contra o governo dos EUA para conseguir importar um Porsche 959, um supercarro alemão do final da década de 80, com menos de 500 unidades produzidas em todo o mundo.
Ou seja, Gates entende do assunto, e seu endosso é um belo “troféu” para qualquer montadora. Mas em vez de se concentrar no elogio de Gates pelo trabalho de sua empresa na disseminação dos elétricos, Elon Musk resolveu alfinetar o colega. Provavelmente porque o Porsche Taycan é um dos principais concorrentes do Tesla Model S: os veículos estão envolvidos em uma luta pelo título de “sedã de quatro portas mais rápido do mundo” há alguns meses.
“Minhas conversas com Gates foram decepcionantes, para ser honesto”, disse o executivo em sua conta no Twitter.
My conversations with Gates have been underwhelming tbh
— Elon Musk (@elonmusk) February 18, 2020
O Tesla Model S (na versão P100D, a mais potente) tem uma grande vantagem sobre o Porsche Taycan Turbo S: o preço. Os carros têm desempenho semelhante, mas o modelo da Tesla sai por US$ 95.000, enquanto o Porsche custa US$ 185.000. Mas para Gates, que é o segundo homem mais rico do mundo (atrás de Jeff Bezos, fundador da Amazon), isso é um mero detalhe.
Fonte: Inc.