A Ford anunciou nesta quarta-feira (12/2), durante a abertura da Campus Party Brasil 2019, que vai usar tecnologia de realidade aumentada na área de seus serviços de pós-venda. A montadora afirma ser a primeira montadora na América Latina a aplicar essa ferramenta em suas operações.
O recurso, chamado “Assistência Técnica Remota com Realidade Aumentada Ford”, será iniciado como projeto-piloto no primeiro semestre deste ano em dez concessionárias do Brasil. Segundo a montadora, essa primeira fase de teste servirá para a coleta de dados e para a empresa adquirir experiência com o uso da tecnologia. Depois disso, a Ford pretende expandir o uso de realidade aumentada para toda a rede até 2020.
Com a tecnologia, as oficinas da marca passarão a contar com acompanhamento em tempo real de especialistas da fábrica quando for necessário tirar dúvidas sobre o diagnóstico e solução de problemas técnicos dos veículos.
“É uma tecnologia disruptiva na indústria que vai trazer um grande benefício para o consumidor e reduzir significativamente o tempo de diagnóstico e do carro parado na oficina”, disse Joaquim Arruda Pereira, diretor de Serviço ao Cliente da Ford América do Sul. De acordo com Pereira, a ferramenta “vai aumentar a produtividade e a capacidade de atendimento das oficinas e oferecer uma experiência melhor para os clientes, aumentando a sua satisfação e fidelização”.
A ferramenta de realidade aumentada é composta por óculos especiais com câmera e microfone que os mecânicos da oficina vão usar para inspecionar o veículo e se comunicar com engenheiros da fábrica. Estes podem acompanhar na tela do computador exatamente o que o técnico está vendo, além de contarem com recursos gráficos que facilitam a transmissão de instruções.