A Lexus está pronta para entrar no mercado de veículos elétricos com seu primeiro carro movido a bateria. Trata-se do UX 300e. O automóvel, baseado em um crossover UX regular, abandona o motor para um trem de força totalmente elétrico.

O Lexus elétrico estreou nesta sexta-feira (22), no Salão do Automóvel de Guangzhou, na China. O UX 300e não parece muito diferente de um UX comum. O design dos dois carros é muito parecido. A grande grade Lexus ainda está presente, assim como a atraente traseira do UX. Na lateral, o carro conta com o distintivo “elétrico”. As rodas aerodinâmicas especiais e as tampas da carroceria também manterão o UX 300e mais eficiente.

No interior, o centro e a frente são do mesmo estilo, típicos da Lexus. Uma mudança notável é o seletor de marchas. A empresa disse que o sistema shift-by-wire foi realocado para manter o design do console simples e aumentar a funcionalidade. Os paddle shifters controlam realmente a frenagem regenerativa com quatro modos diferentes e os motoristas ouvirão um tom desenvolvido pela montadora enquanto viajam de automóvel, graças ao Active Sound Control.

Reprodução/Lexus

As maiores mudanças são internas. Um motor elétrico e uma bateria de 54,3 kWh residem no interior da carroceria. Uma bateria de íons de lítio, montada embaixo do piso para uma boa embalagem, aceita até 50 kWh em uma estação de carregamento rápido de corrente contínua. Aqueles que se conectarem a algo menor enxergam 6,6 kWh com uma carga padrão. Enquanto isso, o motor elétrico montado na frente cria 201 cavalos de potência. Com toda essa potência enviada às rodas dianteiras, os motoristas serão capazes de acender os pneus dianteiros com facilidade.

Alterações de engenharia adicionais incluem mais aparelhos para a plataforma e amortecedores reajustados para que se adaptem bem ao pacote do trem de força elétrico. Tudo isso, em combinação com o Active Sound Control, deve deixar o UX 300e extremamente silencioso ao dirigir.

A Lexus colocará o UX 300e à venda na China e na Europa no próximo ano, antes de chegar ao Japão em 2021. O veículo não será comercializado nas Américas.

Via: Road Show