O investimento em novas tecnologias no setor automobilístico não para de crescer. De ferramentas que tornem a direção mais segura até a própria venda – que pode começar por meio da internet –, a tecnologia é especialmente fundamental para manter este mercado aquecido.
Em um evento como o Salão do Automóvel de São Paulo, um dos principais do mundo, que aconteceu no último mês, ela torna-se indispensável. Os elementos tecnológicos são mandatórios para materializar as características e diferenciais de cada carro, sem que um test drive seja necessário. Neste ano, o Banco de Eventos esteve mais uma vez presente no evento, com a concepção e produção de dois grandes estandes de montadoras e levamos a tecnologia para criar experiências e ativações que aproximassem o público dos lançamentos dos nossos clientes.
Para realizar projetos como esse, em que a tecnologia é uma das protagonistas, é importante que as últimas inovações estejam mapeadas. Não temos mais no Brasil quaisquer deficiências em novidades tecnológicas, mas ainda assim acompanhamos os grandes eventos internacionais para buscarmos novas referências. Estivemos, em 2018, em dois salões internacionais para oferecer ainda mais inovação e criatividade na aplicação da tecnologia existente.
Mas não é somente com high tech que se constrói um projeto no Salão do Automóvel. A criação de um estande de uma montadora é feita a várias mãos, com muita antecedência e planejamento. São praticamente nove meses de trabalho e mais de 400 profissionais envolvidos – entre equipe de criação, atendimento e produção, até toda a equipe de serviços, como segurança, brigada de incêndio e promotores – a partir da fase de concorrência dos projetos até a materialização dos nossos projetos no pavilhão.
Traduzimos os diferenciais de cada montadora de forma específica e alinhada com o posicionamento da marca. Não criamos ativação pela ativação. Tudo que é colocado no estande deve estar alinhado com o conceito, posicionamento e campanha da empresa para o consumidor, fazendo com que a visita ao estande seja a extensão e a materialização de tudo que o público teve contato em outros tipos de meios, como o digital, impresso e eletrônico. E precisa chamar a atenção do público, claro.
Afinal, um dos principais objetivos de um estande é capturar a atenção dos visitantes e reter ao máximo o tempo de permanência de cada um deles no espaço. E aí entra o nosso grande desafio: proporcionar aos consumidores experiências interativas, cativantes e, acima de tudo, funcionais – que entreguem as inovações desenvolvidas para os veículos. Nesse momento, ferramentas tecnológicas são vitais e as disciplinas do live marketing tornam-se fundamentais para concretizar o interesse pelos automóveis expostos.
As ações pensadas precisam traduzir e demonstrar os diferencias tecnológicos de cada carro exposto, de modo interativo e fun, como se fosse um game em que o visitante desbrava todos os diferenciais que aquele determinado modelo poderá lhe oferecer. Trazer para as experiências a caraterística de jogo, por exemplo, aguça nos consumidores o gosto pelo desafio e competição, retendo sua atenção e tempo para todas as ativações que estiverem ao seu alcance. Invariavelmente, em alguns casos a participação nas ativações contam pontos e esses pontos quando acumulados podem ser trocados por brindes. Essa é a recompensa para os visitantes que se dedicaram a vivenciar e conhecer a maior quantidade de experiências disponíveis no estande. As experiências acontecem antes do consumidor realizar um test drive, misturando o “ao vivo” com o “virtual” para compor a completa experiência do consumidor para a compra de um carro.
Outro ponto importante em um mundo tão conectado, em que as pessoas se comunicam por meio das redes sociais, é que esse tipo de ativação tecnológica transcenda as experiências vivenciadas pelos visitantes para fora do pavilhão, usando, para isso, o compartilhamento em redes como meio para alcançar milhares de outras pessoas. É a tecnologia a serviço da tecnologia para conseguir alcançar os objetivos do evento como um todo.