Duante a Consumer Electronics Show (CES) 2016, uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, que acontece esta semana nos Estados Unidos, a montadora sul-coreana Hyundai apresentou um aplicativo que permite ao usuário visualizar, na tela do celular, os problemas que seu carro pode ter. Trata-se do Hyundai Virtual Guide.
Usando a câmera do smartphone, o aplicativo faz uma projeção digital em realidade aumentada sobre pontos diferentes do carro. Por exemplo: se você ativar o app e apontar a câmera para o motor, o software identifica quais pontos podem precisar de reparo. E, de acordo com a complexidade, até ensina como realizar essa manutenção.
Na prática, o aplicativo funciona como um manual virtual. Dentro do veículo, o app também mostra o que cada botão ou luz no painel representa. O usuário também pode ter acesso a todas essas informações mesmo sem apontar a câmera para o carro, mas apenas seguindo um índice baseado em fotos de arquivo da empresa.
A demonstração feita durante a CES foi com o modelo Sonata 2015, mas a montadora disse que donos de outros carros da marca também poderão aproveitar o Virtual Guide. O programa será lançado oficialmente nos próximos meses.
Confira uma demonstração feita pelo site The Verge: